Qualidade de vida Corpo Físico COMO ELIMINAR GASES

COMO ELIMINAR GASES

Compartilhe o bem...

COMO ELIMINAR GASES

como eliminar gases

COMO ACABAR COM OS GASES INTESTINAIS. (TRATAMENTOS NATURAIS). Tiago rocha

 

 Além das Essências Florais: um chá de canela pelo menos meia hora após o jantar, uma maçã depois, e o carvão vegetal como ensina o cientista alimentar Tiago Rocha, me parecem as melhores opções para lidar com gases.

Causas

Tão importante quanto descobrir como eliminar gases naturalmente é entender por que eles surgem e conhecer maneiras de prevenir sua formação. As principais causas dos gases estão listadas abaixo:


– Mastigar pouco
Quanto mais tempo você mastiga sua comida, mais fácil será para o sistema digestivo completar o processo de digestão e absorção dos alimentos. Isso vale especialmente para os carboidratos, cuja digestão se inicia na boca.

– Falar enquanto come
Além de não prestar atenção ao que come (o que pode levá-lo a consumir mais calorias do que havia planejado), falar durante a mastigação aumenta a entrada de ar pela boca e favorece a formação de gases estomacais. Caso realmente tenha que falar durante a refeição, deixe para fazê-lo quando não estiver mastigando.

Comer muito rápido
Além de dificultar a digestão, comer muito rápido facilita a formação de gases e pode causar dores abdominais.

– Alimentos
Determinados itens da dieta podem promover a formação excessiva de gases. Para a maioria das pessoas, laticínios, frutas e alguns vegetais são alguns dos principais alimentos causadores do problema.

  • Laticínios: pessoas com intolerância à lactose costumam apresentar um excesso de gases abdominais devido à má digestão do açúcar do leite, que acaba fermentando e produzindo distensão abdominal;
  • Vegetais: além dos laticínios, as leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha) e algumas verduras (couve, repolho) também podem passar por um processo de fermentação e estimular a formação dos gases. Isso porque a fibra presente nesses alimentos não é digerida e acaba sendo fermentada pelas bactérias do cólon;
  • Frutose e sorbitol: as frutas também podem levar à formação de gases pela presença da frutose e do sorbitol, dois açúcares naturais que possuem rápida digestão e absorção.

Excetuando-se casos de intolerância ao açúcar das frutas, o que geralmente acontece é que ao consumir a fruta com outro alimento (proteínas, gorduras), a frutose é rapidamente digerida, ao passo que os demais nutrientes necessitam de mais tempo para serem degradados.

O resultado é que as frutas acabam passando por um processo de fermentação, e como resultado há a formação de gases.

Para evitar o problema com os alimentos citados acima, diminua o consumo de leite e derivados caso tenha intolerância à lactose; verifique como está seu consumo diário de proteínas e deixe as leguminosas de molho durante algumas horas (descartando a água do molho antes de levá-las à panela) antes do cozimento.

– Condições específicas
Constipação, síndrome do intestino irritável, diverticulite e outras intolerâncias alimentares (como ao glúten, por exemplo) podem também estar por trás da formação excessiva de gases no intestino.

Como Eliminar Gases

Algumas maneiras de eliminá-los sem recorrer ao uso de medicamentos:

 

1. Massagem

Como uma das causas dos gases em excesso é exatamente a ingestão de ar, uma boa massagem localizada pode ajudar a diminuir as dores abdominais.

Comece fazendo movimentos circulares no ventre, sempre de baixo para cima e da direita para a esquerda. Continue massageando o ventre por 5-10 minutos, fazendo uma leve pressão com os dedos.

Caso a massagem não surta o efeito desejado, experimente deitar-se de costas em um colchonete no chão, trazendo os joelhos de encontro ao peito. Repita o exercício por pelo menos 4-5 vezes, sempre com movimentos suaves.

E, se mesmo após a massagem e o exercício acima você ainda continua com cólicas abdominais, experimente fazer uma compressa com bolsa de água quente por 10-20 minutos.

2. Chás Carminativos

As plantas com propriedades carminativas são aquelas que ajudam a reduzir naturalmente a produção de gases no intestino. Tomar um chá dessas ervas – isoladas ou em conjunto – de duas a três vezes ao dia é uma das melhores maneiras de como eliminar gases naturalmente sem precisar recorrer a medicamentos.

  • Hortelã: A folhinha aromática já era utilizada no Antigo Egito para tratar diversas complicações digestivas – entre elas, os gases. O óleo essencial da hortelã contém mentol, um composto orgânico que apresenta efeito antiespasmódico sobre a musculatura do sistema digestivo;
  • Camomila: Semelhante à hortelã, a camomila também apresenta ação espasmódica e ainda atua como anti-inflamatório natural. Além de diminuir a flatulência, o chá feito com a flor de camomila alivia outros sintomas da má digestão, como azia e queimação;
  • Erva Doce: O chá de erva doce é um dos melhores remédios naturais para os gases, pois relaxa o sistema digestivo e em pouco tempo diminui o inchaço abdominal causado pela fermentação de determinados alimentos;
  • Cardamomo: Apesar de não ser muito conhecido, o cardamomo é um condimento de origem indiana amplamente utilizado em diversos países por quem procura como eliminar gases e outros problemas digestivos. Os óleos essenciais da semente são responsáveis por suas propriedades carminativas, motivo pelo qual o chá é a melhor maneira de utilizar a planta.

Preparo: para preparar qualquer um dos chás acima basta colocar uma colher pequena da planta em uma xícara e acrescentar água quente. Deixe abafar por 5-10 minutos e tome em seguida. Você pode tomar 2 ou 3 xícaras de chá ao dia, sempre evitando adicionar açúcar ou adoçante à bebida.

3. Caminhada

Calçar o tênis e sair para caminhar é uma ótima dica para quem quer saber como eliminar gases. Isso porque uma simples caminhada de 15-20 minutos já é suficiente para mobilizar os gases acumulados no sistema digestivo.

Essa orientação é válida especialmente após as refeições, quando sentar no sofá pode ser um estímulo à formação de gases.

4. Água morna com limão

Além de ajudar a desintoxicar o organismo, a água com limão é uma excelente opção para diminuir os gases. A explicação é que a acidez do limão estimula a produção de ácido clorídrico, que por sua vez é necessário para a digestão dos alimentos no estômago.

Ou seja, mais ácido clorídrico traduz-se em uma melhor digestão dos alimentos, e uma menor formação de gases.

De manhã, ainda em jejum, tome um copo de água morna com meio limão espremido. Se necessário, repita a dose 40 minutos antes do almoço ou do jantar.

5. Carvão vegetal

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/12/carvao-ativado-620×410.jpg

carvao-ativado-620x410

Ainda que não se saiba ao certo porque, o carvão vegetal ativado pode ajudar a diminuir os gases abdominais.

Uma das explicações seria que o composto produzido a partir do carvão, madeira ou casca de coco é altamente poroso e poderia ajudar a reter alguns dos elementos químicos responsáveis pela formação dos gases.

Tomar 2 a 3 cápsulas ao dia, imediatamente após as refeições, e sempre com bastante água.

6. Gengibre

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/12/slide_241906_1306032_free.jpg

slide_241906_1306032_free

A raiz de sabor forte tem sido utilizada há séculos pelos asiáticos no tratamento de diversos males digestivos – entre eles, a formação de gases.

Dois dos componentes químicos do gengibre – o gingerol e o shogaol – ajudam a relaxar o sistema digestivo e a prevenir inflamações. Já a raiz como um todo tem atuação carminativa, ou seja, combate a formação de gases no intestino.

Como eliminar gases com o uso do gengibre? Você pode acrescentá-lo ralado ao seu suco verde ou às saladas (ou qualquer outro prato de sua preferência), mastigá-lo ao longo do dia ou então utilizá-lo na forma de chá.

Basta ralar o equivalente a uma colher de chá da raiz, colocar em uma xícara e despejar água quente. Deixe abafar por 10-15 minutos antes de tomar.

Se preferir, acrescente um pouquinho de mel, alimento que também pode ajudar no combate aos gases. 

7. Sementes de Erva Doce

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Anise-Seed.jpg

Anise-Seed

Algumas povos ao redor do mundo têm o hábito de mastigar algumas sementes de erva doce após as refeições para melhorar a digestão e reduzir a flatulência. E como a erva doce tem de fato uma ação antiespasmódica e relaxante do sistema digestivo, morder as sementinhas pode realmente trazer grande alívio às cólicas abdominais.

Triture algumas sementes de erva doce e tome o pó resultante com um copo de água. Ou então mastigue algumas poucas sementes após as principais refeições, ou a qualquer outro momento em que estiver com gases.

8. Canela

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Cinnamon.jpg

Cinnamon

Consumir canela em conjunto com a refeição ou então como chá ao longo do dia pode ajudar na metabolização das gorduras, o que por sua vez irá diminuir a produção de gases.

Adicione uma colher de sobremesa de canela em pó a 500 ml de água quente. Deixe abafar por 2 minutos e tome em seguida.

(adendo de Celise Melk, um japonês me disse: vocês aqui no Brasil tomam chá de erva-doce para eliminar os gases, no Japão, tomamos chá de canela para não tê-los)

9. Abóbora

A má digestão de alguns alimentos ricos em açúcar ou fibras (como o feijão) se deve ao fato do nosso corpo não ser capaz de digerir a fibra alimentar, que passa intacta pelo intestino delgado e acaba sendo fermentada pelas bactérias no intestino grosso. E o resultado dessa fermentação nós já conhecemos: gases, distensão abdominal e cólicas.

A abóbora é bastante benéfica porque acalma o sistema digestivo e melhora o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases e facilitando a eliminação do material não digerido.

10. Alcaravia

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/12/download-5.jpg

download

Também conhecida como cominho, a alcaravia tem sido utilizada há milênios para tratar problemas digestivos e aliviar o incômodo causado pelos gases. Basta mastigar algumas sementes após as refeições ou então fazer um chá (de preparo semelhante ao chá de erva doce).

Modificações na Dieta

Os médicos afirmam que eliminar gases de 14 a 20 vezes ao dia é considerado normal. Mas se você sofre constantemente com desconforto abdominal relacionado ao excesso de gases, o primeiro passo para saber como eliminar gases é fazer um diário com todos os alimentos que você consome ao longo do dia, e o número de vezes em que libera os gases.

Procure identificar certos padrões alimentares (como por exemplo consumir frutas com as refeições, ou então exagerar nos laticínios) e faça modificações até perceber uma melhora nos sintomas.

Caso continue a apresentar flatulência mesmo após seguir nossas dicas de como eliminar gases naturalmente, procure um médico para verificar a existência de alguma outra condição que possa estar relacionada ao problema.

Referências:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/como-eliminar-gases-10-formas/#clx8u4ZCECdXm7r4.99

 

veja também:

TRATAMENTOS CASEIROS, para os PROBLEMAS MAIS COMUNS de SAÚDE e BELEZA

Compartilhe o bem...

NÃO HÁ COMENTÁRIOS, SEJA O PRIMEIRO

Deixe sua opinião

CAPTCHA
Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code