Qualidade de vida Corpo Físico COMO SUBSTITUIR O AMIDO DE MILHO E A FARINHA DE TRIGO !!!

COMO SUBSTITUIR O AMIDO DE MILHO E A FARINHA DE TRIGO !!!

Compartilhe o bem...

subistituição de amido

COMO SUBSTITUIR O AMIDO DE MILHO E A FARINHA DE TRIGO !!!

 

O AMIDO DE MILHO GERALMENTE É TRANSGÊNICO, E A FARINHA DE TRIGO IDEM, ALÉM DE OUTRAS COISAS QUE A TORNARAM INSANA DE UNS ANOS PARA CÁ. CONFIRA NOS POSTS INDICADOS À BAIXO.

 

Quando a goma está na parte comestível dos vegetais que estão acima da terra, o produto é chamado de amido, quando está em raízes ou partes subterrâneas, de fécula.


PROPORÇÃO (de modo geral)
: Para farinha de arroz, fécula de batata, ou mandioca e tapioca é preciso trabalhar com a proporção de 2 colheres (sopa) para cada 1 colher (sopa) de amido.

TAPIOCA: Usada como um espessante especialmente em bolos e pudins. Não tem gosto farinhento (como farinha de trigo e amido de milho), fica mais espessa, firme e polida. Deixa os bolos macios e cremosos.
2 colheres de (chá) de farinha de tapioca pode substituir 1 colher de sopa de amido de milho.


FÉCULA DE MANDIOCA
: Assim como a de batata também não deixa cremes e molhos com a cor opaca e é um ótimo espessante. É a que tem o menor custo dos amidos.

Para molhos: Verifique a quantidade do amido pedida na receita, e use o dobro da fécula de mandioca.
Misture a fécula de mandioca na mesma quantidade de líquido gelado até que a mistura fique homogênea e, em seguida, adicione-a ao molho quente. Isso ajudará a garantir a homogeneidade e impedirá que empelote.

Para engrossar recheio de tortas: também, verifique a quantidade do amido pedida na receita, e use o dobro da fécula de mandioca.
Misture a fécula de mandioca ao recheio e deixe-o descansar por 15 minutos antes de colocá-lo na torta e assá-la. Isso permitirá que a tapioca absorva os sucos do recheio, resultando em uma textura macia e uniforme.

Em receitas de panificação: use exatamente a mesma quantidade de fécula de mandioca que a requerida de amido na receita.

 

FÉCULA DE BATATA:  Muito usada para engrossar caldos na cozinha oriental. Boa para frituras (usando 1 colher de sopa de amido de batata de batatas, no lugar da mesma quantidade de amido de milho). Pode ser aquecida a altas temperaturas sem ter de se preocupar com overcooking. Um grande coisa de fécula de batata é que não tem gosto de amido, o sabor é mais neutro, dá cremosidade à consistência, e a cor é brilhante (ao contrário do amido que é opaca).


FÉCULA DE ARROZ:
 É comum ser usada para mingaus e doces japoneses. Dá uma textura semelhante ao petit gateu, uma leve crosta por fora com ganache por dentro.

FARINHA DE ARROZ INTEGRAL: É mais pesada que a farinha de arroz branco, é rica em sais minerais, carboidratos, proteínas e fibras. É obtida da moagem dos grãos de arroz integrais e por isso é possível notar a sua textura, um pouco granulada.
Dica: para que não fique com um aspecto meio gritty/granulado, adicione um pouco de fécula de batata ou farinha de tapioca. Como substituta da farinha de trigo, talvez precise adicionar um pouco mais de líquido.


POLVILHO AZEDO:
usado mais para engrossar molhos, cremes e sopas, por ser bem fino e mais macio. também serve para biscoitos de polvilho.


POLVILHO DOCE TAMBÉM CHAMADO DE FÉCULA DE MANDIOCA:
usado para biscoitos e pães de queijo, por ser mais denso;  ou para substituir parte da farinha de trigo nas receitas de pães e bolos, sem modificar seu sabor. É a que tem o menor custo dos amidos.


ARARUTA:
 é um dos amidos mais versáteis, vai bem da entrada à sobremesa. Mais parecida com o polvilho doce, ela tem grande poder espessante, sabor e aroma neutro. 1 colher (chá) de farinha de araruta equivale a 1 colher (sopa) de farinha de trigo.

 

FARINHA DE QUINOA
Quinoa é o único cereal composto por todos os 16 aminoácidos necessários a uma vida saudável e seus componentes equivalem aos do leite materno. Não tem nenhuma contra-indicação, rico em proteínas. Combina com todos os tipos de assados incluindo bolos, cookies, pães, biscoitos. Melhor resultado se utilizada com outros tipos de farinha numa porcentagem não maior que 25%.
FARINHA DE AMENDOIM E DE OUTROS FRUTOS SECOS
É obtida através da moagem do amendoim torrado e descascado (ou ainda de amêndoas, nozes, pistachos, coco, castanhas de caju e do Pará).Esse tipo de farinha é um alimento muito completo em nutrientes, pois são ricos em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais. Estas farinhas podem ser utilizadas no preparo de doces, bolos e pães, agregam sabor e maciez ao preparo.

 

FARINHA DE TRIGO SARRACENO ou TRIGO MOURISCO OU BUCKWHEAT FLOU 
Também conhecida como farinha de trigo preto ou trigo mouro. Pertence à família das poligonáceas, dentre elas o Ruibarbo é obtida da moagem das sementes. Embora o nome possa confundir, não tenha relação nenhuma com o trigo. Tem um sabor intenso, e por isso é usado em dosagem bem pequenas para não sobressair sobre os demais ingredientes. É comum encontrá-la em crepes, panquecas.
Fontes:
http://viversemglutenlactose.blogspot.com.br/2015/08/como-substituir-amido-de-milho-por.html
http://receitasdeminuto.com/truques-cozinha-substituir-amido-milho/
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ta-a-fim-de-engrossar,4664
http://viversemglutenlactose.blogspot.com.br/2015/08/como-substituir-amido-de-milho-por.html
http://disneybabble.uol.com.br/br/cozinhar/almocos-e-jantares/15-substituicoes-de-ingredientes-que-nao-prejudicam-receita
http://pt.allanswers.site/quimica/amido-de-milho-substituto-4-melhores-substitutos-para-o-amido-de-milho-pode-ser.php
http://viversemglutenlactose.blogspot.com.br/search/label/Alternativas%20para%20a%20Farinha%20de%20Trigo

Saiba os Benefícios da Araruta Para Saúde

 

veja também:

AS VANTAGENS DE SUBSTITUIR A FARINHA BRANCA OU INTEGRAL PELO CENTEIO!!!!

OS BENEFÍCIOS DO CENTEIO !!!

 

PÃO, BISCOITOS DE FARINHA MESMO INTEGRAL, FAZEM MUITO MAL?

 

SEMPRE QUE POSSÍVEL SUBSTITUA

Compartilhe o bem...

NÃO HÁ COMENTÁRIOS, SEJA O PRIMEIRO

Deixe sua opinião

CAPTCHA
Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code