Qualidade de vida Calendário DIA DA EDUCAÇÃO: Ingredientes para uma boa educação

DIA DA EDUCAÇÃO: Ingredientes para uma boa educação

Compartilhe o bem...

DIA DA EDUCAÇÃO

Parabéns à todos os que se dedicam com amor e paciência à sagrada tarefa de educar!

Dia da Educação

Ingredientes para uma boa educação:

– Exemplos bons daqueles que convivem com as crianças; é o principal. Se a criança convive com quem dá maus exemplos  a educação da mesma será dificultada.

– A palavra educar vem do latim, e quer dizer evocar de dentro. Então, devemos propiciar meios para que a criança desabroche qualidades positivas e de acordo com a natureza, a personalidade da mesma.

– Mostre e diga o quanto ama a criança, e que ela saiba que poderá contar com você nos momentos difíceis.

– Maneire a agressividade, principalmente quando ela errar em algo que realmente não sabia. Algumas crianças são muito sensíveis e já basta o que a consciência delas as cobra.

– Evite ao máximo, depreciá-la.

– Elogie suas qualidades constantemente. O quanto é: observadora, inteligente, responsável, trabalhadora, caprichosa,  prestativa,  honesta, verdadeira, calma, amorosa,  criativa, divertida, organizada, devocional, limpinha; como tem bom gosto, como sabe conversa gostoso, como lida bem com o dinheiro, como tem jeito com crianças e velhinhos, como é educada, sabe se comportar em qualquer lugar, etc.

– Propicie meios para  que a criança se desenvolva com: auto-estima, segurança, prazer em aprender, com ideais nobres, projetos para ir conquistando, e noção da importância do auto-conhecimento para a plena realização do ser.

– Desenvolvendo a consciência  de que viemos ao mundo com um propósito, com uma missão que cada um precisa descobrir qual é, para a sua realização e utilidade na grande sinfonia cósmica. A consciência de que quando a descobrimos, o trabalho é motivo de prazer. Isto nos enriquece a alma.

– Precisamos desenvolver a consciência do que é justo, de que precisamos estar sempre atentos para respeitarmos os direitos dos outros e os nossos também.

– Ela precisa saber que obter conhecimento é obter a ferramenta mágica que nos liberta de vários tipos de escravidão, nos abre portas, facilita a vida, permitindo ajudar a nós mesmos e aos outros.

– Saber que cultivarmos uma vida o mais saudável possível sobre todos os aspectos, nos traz inúmeros benefícios e nos poupa de muitos aborrecimentos.

– Aprender que o tempo é um dos bens mais preciosos neste mundo material, e que até o lazer pode ser útil para algo.

-Saber que precisamos nos afastar o máximo que pudermos do que é destrutivo, até mesmo de pessoas, orando por elas até que sejam corrigidas e possamos voltar a nos relacionar.

– Saber que alguns laços de amizade são laços espirituais mais intensos até do que alguns laços familiares.

– Procurar estar atenta, fazer tudo com consciência, sem desperdiçar talentos, oportunidades, e as coisas materiais com as quais fomos beneficiados.

– Aprender a reconhecer, e agradecer tudo o que recebemos de bom na vida.

– Aprender a ser uma boa anfitriã ( e isto é bíblico).

Compartilhe o bem...

NÃO HÁ COMENTÁRIOS, SEJA O PRIMEIRO

Deixe sua opinião

CAPTCHA
Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code