O que é o Tarô?

O que é o Tarô?

 

Tarô - O Mundo

Tarô – O Mundo

Tarô: É um dos instrumentos pelo qual Deus fala com você. É praticamente auto-explicativo (em alguns tipos de cartas), porque o que você está vendo ali retratado, não requer quase explicações, não dando quase margens à interpretações erradas. O que às vezes dá problema numa consulta de Tarô é quando quem o lê resolve dar conselhos para lidar com as situações ali apresentadas, baseados em psicologias falhas e nos seus próprios “achismos”.

De origem desconhecida; sobreviveu o incêndio da famosa biblioteca de Alexandria; tem de quinhentos a seiscentos anos. Compões-se de 78 cartas: 56 chamadas Arcanos Menores, das quais derivaram nossas cartas atuais e 22 chamadas Arcanos Maiores, estas não se encontram entre as cartas comuns; atuam como uma espécie de espelho da psique.

O movimento hermético neoplatônico contestava a antiga concepção medieval de que o homem era uma criatura miserável e pecadora, e que a única maneira de se aproximar de Deus era através da igreja. A nova visão renascentista proclamava que o homem era um grande milagre, pois era o co-criador do Universo, que era o microcosmo dentro do macrocosmo e assim sendo, o autoconhecimento, ou o conhecimento da própria alma, seria a única maneira de estabelecer ligação com as próprias origens divinas. As imagens contidas nas primeiras cartas do Tarô, bem como os outros símbolos nos talismãs, amuletos, quadros, esculturas, etc., tinham o objetivo de evocar da memória, o mundo divino da alma, pondo a pessoa em sintonia com as suas verdadeiras origens, elevando a consciência individual e libertando-a das limitações do mundo material.

Segundo Papus, os sábios ocultistas de alguma civilização do passado, prevendo o início de uma época de decadência moral e espiritual da humanidade, criaram o Tarô, para preservar de forma sintética o conhecimento das leis espirituais; pois acreditaram que já que o homem estava interessado prazeres, poderia fazer do prazer uma forma de aprender.

 

Sobre os diferentes tipos de tarô:

Acredita-se que o tarô de Marselha, cuja origem remonta ao ano se 1.760, seja o mais antigo dos que se conservaram inteiros.

Um dos mais usados é o Tarô Rider-Deck, de Arthur Edward Waite (1857-1942). Ele mesmo denominou seu Tarô como “Tarô corrigido”; a vantagem sobre os outros é que nenhuns dos jogos de Tarô anteriores possuíam figuras representando os Arcanos menores, o que facilita a interpretação. A desvantagem é que suas “correções” muitas vezes geram declarações diferentes dos outros Tarôs.

Os textos que se seguem servem quase que em sua totalidade para todos os Tarôs; mas principalmente para o tarô Mitológico de Juliet Sharman-Burke e Liz Greene, que damos preferência em decorrência da rica simbologia dos Arcanos Menores; e porque esses mitos, arquétipos, tão estudados por Jung; como diz ele, fazem parte da nossa psique; tanto que é comum aparecerem nos nossos sonhos.

Posts sobre Tarô

PREVISÕES PARA 2016

0 1158
PREVISÕES PARA 2016 “Quando uma situação interior não é tornada consciente ela acontece exteriormente, como destino” (C. G. Jung). 2016: PREVISÕES: Um planeta durante seu transito pelas...
INDIVIDUAÇÃO

0 2191
PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO - JUNG Processo de Individuação Individuação - É um processo de amadurecimento que envolve harmonizar as energias yin (femininas) e yang (masculinas)...

0 2211
CARTA DO TARÔ NA POSIÇÃO INVERTIDA   Apesar de grande parte dos autores modernos não considerarem a posição invertida - nós mesmos experimentemos essa prática no início...