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OS BENEFÍCIOS DO CENTEIO !!!

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centeio

OS BENEFÍCIOS DO CENTEIO !!!

O Centeio é uma das mais importantes colheitas de cereais do mundo e este tipo de grama é crescido extensivamente em todo o mundo. O nome científico de centeio é Secale cereale. Ele é muito semelhante ao Trigo e Cevada, por isso, tem muitas das mesmas aplicações agrícolas. Você pode encontrar o centeio sendo usado em diversas ocasiões, desde em animais, base para whisky e também diferentes tipos de pão.

Em termos de competição de importância de grão, o Centeio é um dos top 5 cereais mais consumidos no planeta.

 

Uma das coisas mais perigosas sobre depender de centeio para suas necessidades agrícolas é a elevada susceptibilidade à cravagem e podridão agrícola. Isso pode acabar com uma colheita inteira de Centeio caso não seja controlador, razão pela qual alguns países escolhem a cultura de outros grãos e gramíneas que são ligeiramente mais resistentes. No entanto, o impressionante número de benefícios para saúde com o consumo de Centeio faz um bom argumento para a adição deste cereal a sua dieta.

Todos os benefícios para saúde são o resultado dos nutrientes, minerais, vitaminas e compostos orgânicos que podem ser encontrados dentro de centeio. Alguns destes componentes principais incluem o Manganês, Cobre, Magnésio, Fósforo, vitaminas do complexo B, fibra dietética e compostos antioxidantes fenólicos Além disso, o centeio, membro da família do trigo, é um grão altamente nutritivo com um rico sabor.  Enquanto a farinha de centeio é amplamente utilizada para assar pão de centeio, você também usar os flocos de centeio e centeio rachado.

 

 

Confira os Benefícios do Centeio Para Saúde

Benefícios do Centeio Para Digestão: Como mencionado brevemente na seção de perda de peso, a composição impressionante da fibra dietética no centeio torna-o perfeito para alguém que está sofrendo de constipação ou alguma outra obstrução das entranhas. Ele pode reduzir o excesso de gás, aliviar a Dor de estômago e Cólicas e prevenir as condições mais graves, como úlceras, cálculos biliares, ou até mesmo câncer de cólon.

Benefícios do Centeio Para Desempenho Metabólico: Trabalhos realizados na Universidade de Kuopio demonstraram que Centeio pode resultar na regulação negativa dos genes, particularmente se eles são prejudiciais ou nocivos, tais como aqueles que podem causar insulina. Em comparação com outros grãos da mesma família, o Centeio parece ser o melhor em otimizar o desempenho metabólico de nossas células, mesmo nos primeiros estágios de desenvolvimento gene.

Benefícios do Centeio Para Evitar Cálculos Biliares: A fibra insolúvel presente no centeio ajuda a melhorar o poder digestivo e reduzir a produção de suco biliar. Assim, ele ajuda na prevenção da formação de cálculos biliares.

Benefícios do Centeio Para Diabéticos: A presença de fibras em grandes quantidades no centeio evita a flutuação dos níveis de açúcar no sangue nos diabéticos. Assim, ele ajuda na prevenção da hiperglicemia em tais pessoas.

Benefícios do Centeio Para Pressão Arterial: Tal como acontece com a maioria dos grãos, o Centeio é conhecido por ser saudável para o coração. Se você está sofrendo de pressão arterial elevada ou aterosclerose, adicionando o Centeio a sua dieta em uma base regular é muito bom para saúde do coração. Estes efeitos são o resultado de um número de variáveis, incluindo a fibra, vitamina e teor mineral.

Benefícios do Centeio Para Mulheres na Menopausa: O centeio é uma fonte rica de lignina, que é conhecida por possuir propriedades fitoestrogênicas. Isso permite que este cereal alivie a síndrome da menopausa. A lignina, um fitonutriente presente no centeio, protege as mulheres menopáusicas de câncer de mama, bem como vários distúrbios cardiovasculares, incluindo a aterosclerose.

Benefícios do Centeio Para Perda de Peso: Aqueles que estão em um regime de perda de peso pode usar o centeio, pois é baixo em caloria e rico em fibra (8 vezes mais do que a farinha de trigo). Ele age como um agente desintoxicante natural liberando as toxinas de uma maneira melhor. Quanto menor for o apetite e os níveis de toxina, melhor será sua perda de peso.

Centeio Prolonga a Saciedade: A farinha de Centeio contém carboidratos complexos, que possuem digestão mais lenta e mantêm a saciedade por mais tempo. Esses benefícios da farinha de Centeio se dão também pela presença das fibras e das proteínas, que também contribuem para afastar a fome e podem ajudar no controle de peso em longo prazo. Além disso, De um acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal, participantes que haviam consumido Trigo ficaram com fome logo no início da tarde, enquanto que aqueles que comeram pão feito com farinha de Centeio se sentiram satisfeitos por muitas horas após o almoço.

Benefícios do Centeio Para Aumentar o Crescimento do Cabelo: Proporcione ao seu cabelo uma boa dose de magnésio com centeio. Sim, este micronutriente impede a queda de cabelo e a calvície, ao mesmo tempo, oferece cabelos mais grossos e mais longos.

Benefícios do Centeio Como Shampoo Natural: Dê adeus ao seu shampoo imediatamente. Este cereal de pode ser usado para limpar o cabelo. Basta preparar um shampoo como mistura de farinha de centeio e água morna. Aplique-o em seu couro cabeludo molhado e, em seguida, massageie e enxague.
Benefícios do centeio para pele:

Benefícios do Centeio Para Limpar a Pele: O magnésio presente no grão de centeio é capaz de desintoxicar a epiderme e manter a pele limpa e clara. Pessoas que sofrem de alergias podem contar com a ajuda do centeio.

 

Benefícios do Centeio Na Prevenção do Câncer: A progressão de pesquisas sobre a atividade antioxidante dentro de grãos como Centeio tem sido muito encorajadora. Fenólicos estão definitivamente presentes no centeio e, embora eles não são os mesmos antioxidantes como são encontrados em muitos outros alimentos, certamente têm um efeito no corpo humano, incluindo em coisas como câncer e doenças crônicas. Na verdade, o centeio tem sido associado a menor incidência de câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.

Benefícios do Centeio Para Saúde Respiratória: O Centeio pode reduzir significativamente as chances de desenvolver asma na infância. Pesquisa realizada em certo número de escolas mostraram que crianças que regularmente tinham grãos, como o Centeio, em sua dieta, tinha 60% menos probabilidade de desenvolver asma na infância do que as crianças que não têm grãos em sua dieta.
Grifos de Celise Melk

fonte: http://www.saudedica.com.br/os-11-beneficios-do-centeio-para-saude/

 

Fornece energia de maneira gradual

Quem pratica exercícios com regularidade sabe o quanto é importante ter energia do começo ao fim da atividade. Quem corre, por exemplo, não pode ficar sem energia na metade do treino.

Os carboidratos complexos garantem benefícios da farinha de centeio como a liberação mais lenta e gradual de energia no organismo, de maneira que não falte combustível no meio do treino (o que pode ocorrer com o consumo de carboidratos de rápida digestão, que são absorvidos de maneira muito rápida e liberam açúcar de uma vez só na corrente sanguínea).

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-farinha-de-centeio-como-fazer-como-usar-e-receitas/#tfiRc5l4KL1Af0xb.99


É nutritiva


Segundo  http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-farinha-de-centeio-como-fazer-como-usar-e-receitas/#tfiRc5l4KL1Af0xb.99

Além das proteínas e fibras, a farinha de centeio é fonte de uma série de outros nutrientes, entre os quais as vitaminas do complexo B e minerais importantes como o magnésio (100 gramas fornecem 62% das necessidades diárias do nutriente), o potássio (21%) e o zinco (37%). Segundo Dr. Lair Ribeiro, o zinco é um grande responsável pelo stress emocional.

Enquanto os minerais atuam nos mais diversos processos metabólicos que levam a formação de massa muscular e evitam o ganho de peso, a vitamina B6 ajuda o organismo a fabricar serotonina, substância que garante o bem estar e pode estar associada a um maior controle do apetite.


Propriedades medicinais:
anti-inflamatória, emoliente, energizante, nutritiva, refrescante.

Fonte:www.plantasquecuram.com.br

 

Como Fazer Farinha de Centeio

image: http://www.mundoboaforma.com.br/wp-content/uploads/2015/10/pour.jpg

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A receita de farinha de centeio abaixo rende 500 gramas – caso prefira mais ou menos, é só modificar a quantidade de grãos de centeio no processador.

Ingrediente:

  • 500 gramas de centeio em grãos.

Preparo:

  1. Coloque o centeio aos poucos no processador ou liquidificador;
  2. Deixe bater até que se transforme em farinha;
  3. Caso prefira uma farinha realmente fina, passe o pó pela peneira (procedimento que poderá causar a perda de parte das fibras da farinha de centeio);
  4. Guarde a farinha em um recipiente fechado e longe da umidade.

Como Usar

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Você pode utilizar a farinha de centeio da mesma maneira que usa a farinha de trigo – para fazer massa de pães, panquecas, bolos, tortas, massa de pizza e para engrossar caldos e sopas.

Para quem nunca utilizou a farinha de centeio antes, a dica é começar substituindo 1/3 da farinha de trigo pela farinha de centeio.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-farinha-de-centeio-como-fazer-como-usar-e-receitas/#hWmLeBGQdwUqQVzh.99

 

TAMBÉM PODE SER USADA EM BOLOS E BICOITOS!!!

 

CUIDADO COM PRODUTOS À GRANEL, A DATA DE VALIDADE PODE NÃO ESTAR MUITO CORRETA, E O ARMAZENAMENTO EM DEPÓSITOS PODE CONTER BARATAS E RATOS, ATÉ NOS GRANDES SUPERMERCADOS.

 

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