Qualidade de vida Calendário PREPARAÇÕES PARA O NATAL !!!

PREPARAÇÕES PARA O NATAL !!!

Compartilhe o bem...

PREPARAÇÕES PARA O NATAL !!!

Aqui você encontra músicas para ouvir durante a festa, dicas de comidas, atividades para fazer uns dias antes, na festa, etc.!

Dicas para um Natal inesquecível

Dicas para um Natal inesquecível !!!

Os enfeites costumam ser postos à partir do dia 30 de novembro, e retirados dia 6 de janeiro.

Mensagem do papai Noel da Lapônia para as crianças (2: 22 min.):
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI325951-10526,00.html


Faça caridade:
 Vá com a família doar roupas, alimentos e brinquedos para os mais necessitados faz parte do espírito natalino e é uma ótima oportunidade para ensinar aos seus filhos sobre a importância de ajudar aos outros.


Quantos dias faltam?
O chamado calendário do advento é uma das maneiras de conter a ansiedade do seu filho até o Natal. A cada dia, você pode colocar uma surpresa nos bolsinhos: pode ser um doce, um bilhete e até um “vale dormir mais tarde” para ele usar quando quiser! A designer Fernanda Egydio, da escola de costura Love Blankie (SP), produziu um em formato de árvore especialmente para a CRESCER e ensina como fazer em casa:

Material
1m de feltro verde, 40 cm x 40 cm de feltro marrom, 40 cm x 40 cm de feltros coloridos, 1 m de feltro cinza, 2 m de barbante branco, cola universal para artesanato, cola quente e tinta relevo colorida.

Passo a passo
Recorte o feltro verde em forma de árvore e o feltro marrom em forma de tronco. Emende um no outro e cole no feltro cinza. Agora, recorte 25 bolsos de feltros coloridos de 10 cm x 10 cm e prenda-os com cola universal. Costure à máquina ou à mão para fixar. Escreva os dias nos bolsos a lápis e recorte os barbantes no formato dos números. Contorne a numeração com cola quente e aplique o barbante. Finalize com a tinta relevo colorida. Corte os feltros coloridos em formatos natalinos e cole nos bolsos. Use a tinta relevo para fazer os detalhes.


Dicas preciosas!

Faça seu filho participar de verdade da decoração de Natal: escolham alguns brinquedos dele para compor a árvore. A sugestão é da decoradora e empresária Cecilia Dale. “O urso de pelúcia pode, por exemplo, ocupar o lugar da ponteira e os carrinhos e as bonecas podem ser colocados em meio aos outros enfeites.” Se o seu filho ainda é um bebê, vale decorar a árvore com os sapatinhos dele!

Ponha na árvore guloseimas e mensagens positivas, todos adoram escolher uma !

As luzinhas de Natal servem para enfeitar a árvore e a janela, mas dá para usá-las de outras maneiras na decoração. Separe garrafas de vidro escuro, como de vinho ou cerveja, lave bem e coloque luzinhas brancas dentro. É muito simples e vai encantar todo mundo! Você também pode usar garrafas transparentes com luzes coloridas para dar um efeito mais divertido. A dica é da Marcela Fongaro, sócia da empresa de decorações de festa Bendita Festa (SP)

 

Mesmo que você não seja católico, reconheça que não há mal em se escolher uma data para homenagear o ser mais importante que apareceu neste planeta. Ou se você segue outro mestre, pelo menos reconheça que ele foi um sábio que merece ser homenageado.

Faça uma oração bonita e curtinha na hora da ceia para agradecer ao homenageado; precisa ficar claro que Jesus é mais importante do que o Papai Noel! Exemplo:

Amado Pai Celeste, divino Espírito Santo, amado Jesus Cristo, queridos seres que já ascensionaram, Arcanjos e anjos do bem.

Graças vos damos por tudo quanto nos têm ajudado.

Pedimos que abençoe à mãe terra,que nos concedeu este alimento, a todos aqueles que contribuíram para que ele chegasse até nós.

Abençoa ao alimento, e à todos nós para que sejamos úteis ao trabalho da vossa obra.

Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

 

Faça amigo secreto, as pessoas estão com o tempo curto para comprar muitos presentes, e muitos estão também com as finanças meio espremidas.

Veja à baixo sugestão de cardápio!


Músicas natalinas,
 sempre aumentam o espírito de natal:

Bate o Sino,Noite Feliz, Ento Natal, Deixei meu Sapatinho Na janela do Quintal.

 

12 Traditional Christmas Songs for your background

Ray Conniff – concerto de natal – SP- Parte 1

SUGESTÕES DE CARDÁPIO

  1. sirva um APERITIVO:
    Bebidas: suco de frutas como uva e limão, chá mate gelado, vinho, champanhe e ponche.

    Patês
    , exemplos: cebola, alho, ervas, berinjela, pimentão, homus (pasta de grão de bico),  queijos (gorgonzola, ricota, parmesão, provolone, etc.), salmão, anchovas, atum, etc.

    Petiscos:
     amendoins ( amendoim japonês, apimentado, etc.),  pistaches, castanhas-de caju, queijinhos cortados e temperados, ovos de codorna, conservas de: azeitonas,  tomates secos, batatinhas, berinjelinhas, pimentões, pepinos, cogumelos, cebolinhas, gengibre, tremoços, etc.

    Pãezinhos
    : bruschettas (com tomates, queijos, ervas, azeitonas, etc.), torradinhas, pãezinhos árabes cortados em 6 (os integrais além de mais saudáveis são mais gostosos), pãozinho italiano em fatias, pão suíço, etc.
  2. Faça uma  SALADA caprichada, o clima aqui no Brasil está quente, e comemos muitas coisas fortes nesta época, a salada ajudará a refrescar o organismo. Exemplos:
    . Talada de quinoa (com tomate seco, queijo de cabra e manjericão)
    . Tabule (se você fizer outros pratos árabes ou judaicos, ex: pepino na coalhada, salada de tomate com chanclish e hortelã, fatouche, berinjela recheada com nozes e alho, )
    . Guacamole
    . Salda de berinjela, com shiitake e avelãs.
    . Saladas com frutas, castanhas, croutons, queijos, molhos agridoces.
    . Salada de macarrão com legumes (pode-se por castanhas ou atum) e maionese.
  3. Faça uma MASSA. Exemplos:
    . Conchiglione, Torteline, Rondele, Capelete, Raviole, Lasanha (os recheios podem ser: espinafres, brócolis, berinjelas, abobrinhas grelhadas,  ervas, palmitos, funghis, aspargos, fundos de alcachofra, tomates secos, azeitonas, alho-poró, pinhões, gorgonzola, cheddar, ricota, muzarela, muzarela de búfala, milho, salmom, atum, etc.
    . Ou um macarrão com um molho caprichado (vermelho ou branco) e um bom queijo ralado em cima.
    . Ou Chich barack se fizer pratos árabes ou judaicos.
  4. Faça um PEIXE (ex: linguado, robalo, cambucu, badejo, namorado, pescada, etc.). Exemplos:
    . assado com molho branco gratinado.
    . assado recheado.
    . moqueca ou bobó.
    . com molho de manga, ou maracujá, ou coco.
    . risoto de bacalhau com creme de leite e requeijão.
    . grelhado no papelote com cogumelos.
  5. faça um ARROZ. Ex:
    . simples ou na manteiga (para acompanhar  peixe com molho ou bobó)
    . se não fez risoto de bacalhau, faça de: gorgonzola, ou funghi,  ou tomate seco e queijo branco, ou tomate seco mussarela e rúcula, ou ervas aromáticas e nozes, ou aspargos e castanhas-do-Brasil, ou indiano.
    . cuscus marroquino, ou tagine vegetariana (cozido marroquino) .
  6. Se fizer arroz simples, pode fazer uma FAROFA,  ou PIRÃO DE MANDIOQUINHA com creme de leite e açafrão, ou BATATA GRATINADA com creme de leite e gorgonzola, ou BATATALHAU, ou KIBE (de batata ou de berinjela).
  7. Se fizer massa ou risoto, pode fazer uma TORTA ou PASTELÃO ASSADO de: aspargos, ou palmito, ou brócolis com creme de leite e gorgonzola, batatas com queijo e nozes, ou polenguinho, ou mista (tomate, cebola, azeitonas, milho, brócolis, muzarela ou atum).
  8. Faça um bonito arranjo de FRUTAS (para isso você pode usar uma taça grande que dará desnível onde ficarão as uvas caídas), etc. Se for para mais de 20 pessoas que comem frutas, poderá usar uma sexta de natal, e  forre a camada com laranjas, ou bandejas  até quase  alcançar o nível da borda. Use: uvas, cerejas, pêssegos, nectarinas, nêsperas, ameixas, romãs, caquis, peras e maças.
  9. DOCES:
    O tradicional PANETONE, e as tradicionais RABANADAS (de forno).
    Uma porção de CASTANHAS PORTUGUESAS.
    Um prato lindamente arrumado com FRUTAS PASSAS (ex: figos, tâmaras, damascos, etc.) e SECAS (ex: nozes, avelãs, amêndoas, castanhas-do-Brasil)  e/ou um BOLO DE NATAL recheado com elas.
    PAVÊ de castanhas, calda de chocolate e raspas de chocolate ou castanhas picadas.
    Se o grupo for grande faça também uma MOUSSE de MARACUJÁ com calda feita com as sementes, ou limão com suspiros enfeitando, ou de chocolate com raspas de chocolate.
    Se ao invés de pavê, você servir SORVETE, faça uma calda de nozes e tâmaras, ou de damascos, ou de framboesa.


Viu quanta coisa gostosa, sem precisar de outras carnes que não a de peixe?

Se você pode ficar sem carne na semana santa, que tal passar o natal sem comer o presépio?!

Tente dividir os afazeres, é muita coisa para ser feita por uma só pessoa (precisa no mínimo 3 pessoas para dividir os afazeres: comprar, lavar, picar, lavar louças, decorar, etc.).
Do contrário, na hora da festa você estará exausta, e no dia seguinte então!!!

Tenha remédios como por exemplo: solução da Farma Ervas Estomalina: engove, sonrisal, etc.

Fartura sempre que possível, desperdício nunca!!! Não fazer cortesia com o chapéu alheio, ou do marido. Sejamos gratos e respeitemos o que nos foi concedido, enquanto é tempo!

LEMBRE-SE QUE ESTA NÃO É UMA FESTA PARA TOMAR PORRE, DIRIGIR BÊBADO, SOLTAR ROJÕES, CUTUCAR AS PESSOAS COM PALAVRAS, OLHARES OU COCHICHOS, COMER EXAGERADAMENTE (inclusive deixando comida no prato porque não aguentou); aliás estas coisas nunca deveriam ser feitas! Comer um pouco a mais é normal, a mistura de alimentos é grande e tende a gerar dor de cabeça mesmo, mas não exagere.

 

você pode fazer algumas brincadeiras durante a reunião; exemplos:

Faça papeizinhos com as frases à baixo  em vá entregando na sequência:

Uma sugestão é sempre colocar o envelope vazio abaixo dos que estão para ler, assim as pessoas ficam perdidas de com quem ficará o presente (algo que sirva para qualquer pessoa, como uma caixa de bombons). Se precisar mais características: quem tem valores mais significativos: quem tem menos vícios, quem tem mais iniciativa, quem é mais devocional, quem é mais descolado, quem é mais confiável com dinheiro, mais atencioso, etc.
Oriente os convidados para que façam a leitura em voz alta.

  • O primeiro envelope tem a seguinte mensagem: Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu. Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada.

  • Segundo envelope: A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais versátil.

  • Terceiro envelope:  você é muito versátil e isso facilita sua vida e a dos outros, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a que, você considera a pessoa mais trabalhadora.

  • Quarto envelope: Você é trabalhador! Não pesa para os outros e ainda contribui, muito, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar mais meiga, acolhedora.

  • Quinto envelope: A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais Sensata.

  • Sexto envelope: Por teres esse jeito sensato, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais sábio.

  • Sétimo envelope: A sabedoria é uma conquista, parabéns, agora passe o presente para quem achares mais simpático.

  • Oitavo envelope:  A simpatia faz tudo fluir melhor, precisamos de pessoas como você, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.

  • Nono envelope: Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais divertida .

  • Décimo envelope: Pessoas divertidas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.

  • Décimo primeiro envelope: A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas a criatividade precisa ser posta em prática, o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais competente.

  • Décimo segundo envelope:  parabéns pela competência! Mas passe o presente a quem você considera mais prudente.

  • Décimo terceiro envelope:  A prudência evita muitos transtornos, mas passe o presente a quem considera mais paciente.

  • Décimo quarto: A paciência é uma rara virtude, que traz mais harmonia ao ambiente, mas entregue o presente a quem você considera a pessoa mais verdadeira.

  • Décimo quinto: ser verdadeira envolve muitas outras virtudes, mas entregue o presente a quem considera a pessoa mais fervorosa.

  • Décimo sexto: a conquista da fé, talvez seja uma das nossas maiores lições neste planeta, mas entregue a quem você considera a pessoa mais equilibrada.

  • Décimo sétimo: o equilíbrio é um excelente tempero, mas entregue a quem você considera mais vibrante.

  • Décimo oitavo: é vibrante quem tem entusiasmo ( palavra que vem do latim e quer dizer repleto de Deus), mas a pessoa precisa ser simples para não cair no entusiasmo ilusório (euforia, prazeres ilusórios), entregue a quem você considera a pessoa mais simples.

  • Décimo nono: A simplicidade é divina, mas para que não se transforme em relaxamento, fica bonita acompanhada com o zelo; entregue para quem você considera a pessoa mais caprichosa daqui.

  • Vigésimo: parabéns por esta virtude, mas entregue o presente a quem você considera que mais enfrenta seus medos, e assume as consequências do que faz com coragem.

  • Vigésimo primeiro: Seres corajosos como você, deram grandes passos para a melhoria do mundo, mas agora entregue a quem você considera mais perseverante.

  • Vigésimo segundo Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache mais serena, que tramite mais PAZ.
    O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns, Com muita paz compartilhe com todos que aqui estão esses bombons e deseje-lhes muita paz, força e união.


OUTRA VARIAÇÃO DESTA IDEIA:

Pegue vários envelopes e coloque dentro de cada um, um pedaço de papel com uma qualidade e a lista de nome dos convidados, cada um faz um tracinho no nome da pessoa que considera que tem aquela característica.

No decorrer da festa, uma ou duas pessoas passam com os envelopes, onde os convidados marcam quem acham que se parece mais com aquela qualidade. Todos votam em todas as categorias.

No final, quando todos já tiverem votado, alguém vai abrindo os envelopes e contabilizando os votos, essa hora é uma festa!

 

 

ESSAS BRINCADEIRAS À BAIXO, ACHO MAIS PRÓPRIAS PARA PASSAGEM DE ANO EM GRUPO PEQUENO, MAS TAMBÉM SERVEM PARA O NATAL:

BOLÃO: cada um coloca 5 reais num pote, noutro pote ficam os nomes dos participantes.
Cada participante tira um nome, e o último que tirar levar todo o dinheiro!

RIFA: escolha um nome e o que estiver oculto na rifa (comprada em papelaria) ganha ao premio.

BINGO: as pessoas levam prendas.

 

Compartilhe o bem...

NÃO HÁ COMENTÁRIOS, SEJA O PRIMEIRO

Deixe sua opinião

CAPTCHA
Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code